terça-feira, 11 de agosto de 2009

Cuidado, eles estão de volta!

A diva Madonna: sorrizinho maroto com seu Wayfarer e suas ombreiras

Eles foram chegando de fininho, mas quando reparei pareciam estar por todos os lados. Sim, estou falando dos gloriosos anos oitenta. Primeiro foram os Wayfarer caindo novamente no gosto do povão (eles já eram usados antes, vide Audrey Hepburn, mas só ficaram populares nos 80s com Tom Cruise usando-os em Negócio Arriscado), depois a volta tímida das polainas e agora até as ombreiras estão ameaçando o seu retorno! Não acredita? Bem, Rihanna, Victoria Beckham e Beyoncé já estão desfilando as suas...
E a volta dos eighties não é só na moda. Com a morte de Michael Jackson os canais de televisão e as rádios se esgotaram de tanto passar músicas e clipes do rei do pop. Seus CDs e vinis sofreram uma valorização absurda, e suas músicas subiram para o topo das mais tocadas. Parece que ninguém conseguiu resistir às suas luvinhas brancas e ao moonwalker, até quem não viveu essa época aderiu ao revival - vide meu irmão, nascido em meados dos anos noventa mas que não tira Thriller e Billy Jean do repeat.

No cinema parece que a onda também não será diferente. O saudosismo bate forte, e com a morte de John Hughes, diretor e roteirista ícone da época, lá vai os 80s de volta ao holofote. Hughes dirigiu os clássicos de sessão da tarde como Clube dos Cinco e Curtindo a Vida Adoidado, além de outros longas retratando toda a atmosfera colegial de 1980.

Foi também no domingo a tarde, depois do almoço na casa da vovó que percebi a força do revival oitentista. Após acordar de um cochilo no sofá foi como se tivesse viajado numa máquina do tempo, porque no Domingão do Faustão a banda que estava se apresentando era a Information Socity - atmosfera mais eighties impossível!

pega esse medley com os maiores sucessos dos 80s tocados apenas por sintezizadores, traduz tudo o que essa blogueria incipiente tenta dizer!

Navegando por esses sites de torrent achei uma coletânea bem legal com os Top 100 Hits of the 80s! Confesso que nunca me liguei muito na música pop dessa década mas recomendo baixar porque esse top 100 tá cheio de clássicos dos quais certeza que você vai se lembrar com nostalgia (ou não) e dar boas risadas! Ainda na parte musical, tenho que citar o outro lado (foda) oitentista. Deixando a new wave de lado, tenho que falar de uma das minhas bandas favoritas da época: The Smiths (ainda faço outro post tipo 5 razões pra ouvi-los). Digo o outro lado porque enquanto estava todo mundo abusando dos sintetizadores, vestindo seus paetês de ombreira, com o cabelo da Cyndi Lauper, felizinhos balançado as mãozinhas ao som de Karma Chameleon do Culture Club; Morrissey e cia apareciam com seus jeans e camisetas brancas, guitarras marcantes e letras heaven knows I'm miserable now beirando ao suicídio em um dia cinzento. Mas isso é papo pra outro post...

Pra completar, vale lembrar que uma das revoluções nos hábitos musicais, que também aconteceu nos 80s, em 2009 completa 20 aninhos. Sim, estou falando do Walkman! Tem coisa mais oitentista que fita k7?! Só que esse hábito acho que não tem perigo de aparecer de novo por aqui... tem coisa pior que ficar procurando música em fita k7 hein?!

Um comentário:

Giovana disse...

Sabe o que eu mais gosto desse revival anos 80? Das cores. Eu to numa fase de ADORAR cores meio fluo. Há alguns anos (ão foi nos anos 80 rs), comprei uma jaquetinha verde-limão e só pude voltar a usar agora!

E também gosto bastante da Cyndi Lauper e da Olivia Newton John, haha =X