segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Desabafo

É atravez de assuntos como o do mensalão, privatização e agora o do Sarney que percebemos o quanto as pessoas não conhecem sobre política. Todo mundo tem uma opinião, mas é dificil encontrar quem tenha um argumento forte que a sustente.

Adoro discutir política, principalmente na faculdade, mas isso está se tornando uma coisa chata. Ninguém sabe nada. As pessoas emitem suas opiniões baseadas no que os seus pais falam e no que escutam na televisão.

Antes de falarem que eu tô "achando que sei de tudo", aviso: não sei não! Não tenho nenhum grande conhecimento de política, nem li grandes livros sobre o assunto. Tento, mas é complicado seguir tudo o que acontece todo dia. Porém uma coisa eu faço questão: só discuto o que já pesquisei. Posso estar falando merda, mas eu tenho base do que estou falando.

Condeno àqueles que saem esbravejando a torto e a direita sobre determinado assunto e falam nomes errados, dados contrários e pesquisas infundadas. Defendem um partido/opinião/assunto sem o menor conhecimento de causa. Esses eu chamo de papagaios. Só sabem repetir, mas na hora que você pergunta alguma coisa o que fazem? Repetem tudo de novo, porque não sabem falar outra coisa.

Quer defender o que está falando e não pagar mico? Vai pesquisar, a internet está aí, ao alcance de todos. Procura saber quem é a pessoa que você está defendendo e o que ela já fez, do que já participou e o que defende. Gosta de um partido? Entra no site oficial dele e vai ler a história, como foi fundado, quem fundou e o que essas pessoas estão fazendo hoje.

Exemplo: é muito comum encontrar na faculdade pessoas que defendem Marx, mas nunca leram o Manifesto Comunista. E se leram, aposto que não entenderam 50% do que lá diz. [mais uma vez, eu nunca li, porém nunca vesti uma camiseta vermelha e sai gritando contra o capitalismo; se um dia resolver fazer isso, pode ter certeza de que lerei]

Exemplo 2: aquele tipo que defende uma coisa falando de outra. Não explica nada do que está dizendo, só sabe afirmar que "isso é assim, porque é assim". E você pergunta "Porque?". Resposta: Porque tudo é uma merda, tudo corrupto, não serve para nada e blá blá blá whiskas sachê.

Este post é para pedir que as pessoas no mínimo leiam algo sobre o que estão falando. E não adianta ler um jornal e falar que sabe. Procure de verdade.

Já falei, adoro discutir política porque tenho muitas dúvidas sobre muitos fatos/assuntos que só quando você discute consegue chegar a uma conclusão, porém conto nos dedos de uma mão as pessoas [da faculdade] com quem consigo fazer isso. Todo mundo fala fala fala, mas não chega a lugar nenhum.

Nenhum comentário: