quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Heresia aos alfinetes

Pitty com toda sua graça "homenageando" Dita Von Teese


Luciana Gimenez, que só por ser Luciana Gimenez não precisa de comentário



Depois de programa infantil e de domingo a tarde, Eliana descobriu sua vocação



Motivo pelo qual imagino Marilyn revirando-se em sua cripta


Todo mundo sabe o que é pin-up, né? Afinal agora tudo o que é retrô e vintage está na moda, e não param de sair ensaios com temas como esse. Isso era o que eu pensava, só que, ao ver fotos de ensaios como essas a cima, ou outras por aí, só mostra que apesar de agora serem fashion, muita gente ainda não sabe o que foram as pin-up's. Não basta apenas vestir roupas de bolinhas e posar num cenário de móveis antigos. As pin-up's representavam mais que isso, elas tinham atitude e postura, donas de uma sensualidade sutil. Diferente de vulgar.

Não dá pra falar em "pin-up do terceiro milênio", afinal mudando de época, muda-se também os valores, e não faz mas sentido colocar rótulos em frascos sem essência. Além disso não existia photoshop em 1940, portanto a os pôsteres e as revistas estampavam mulheres com belezas reais, imperfeitas porém reais. Os padrões de beleza eram outros, e não era essa busca cega por modelos que sequer realmente existem. As fotos, por mais sensuais que fossem, possuiam uma inocência que não há photoshop que consiga incorporar.

A rainha das pin-ups e ícone subversivo, Bettie Page, que encarnava a mulher independente do pós-guerra, pode seguir tranquila porque o trono continua sendo seu.

Nenhum comentário: